Dia da Independência do Brasil.

O dia 7 de setembro é o feriado mais conhecido e celebrado no Brasil. A proclamação feita em 1822, por Dom Pedro, teria indicado a interrupção definitiva dos laços coloniais e políticos com Portugal. O acontecimento foi às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo.
Mas esse episódio não teve influência logo quando aconteceu, pois, se separar do Reino europeu não era bem aceito pela sociedade na época. Tanto a demarcação do Império e da monarquia constitucional, quanto a autenticação do feriado do dia 07 de setembro foram consequências de muitas lutas políticas nas regiões do Brasil durante a primeira metade do século XIX.
Após 1860, no mesmo período em que a data ganhou relevância no calendário oficial do Império, foram levantados monumentos relacionados à fundação da nacionalidade. A estátua equestre de Dom Pedro I teve sua inauguração na Praça Tiradentes (RJ) em 1862, para comemorar os quarenta anos da Independência e da Carta Constitucional de 1824. Entre as décadas de 80 e 90, em São Paulo, foi construído o Monumento do Ipiranga, palácio das feições renascentistas, no pressuposto lugar onde o famoso “grito” foi dado, que também passou a contar com o Museu Paulista.
A tradição dessas celebrações anuais, referente à essa data, se firmou em 1922, no aniversário de cem anos da Independência, quando também foi instituído o Hino Nacional.
A constante associação entre a separação de Portugal e Independência simplificou o entendimento comum das circunstâncias históricas do início do século XIX, fazendo com que a data de 7 de setembro seja interpretada literalmente, em como um ponto de referência no campo político, o que acarretou no esquecimento de outros marcos, como a abdicação de D. Pedro I, em abril de 1831.
As expressões “independência” e “separação” são referências a diferentes situações, e a ligação histórica entre elas não são tão verdadeiras como pode-se pensar. “Independência” significa liberdade ou autonomia. Uma sociedade é considerada independente quando possui autonomia política, ou seja, quando é capaz de decidir o perfil do Estado e criar as próprias leis e princípios que irão regê-la. “Separação” é o distanciamento de dois corpos ou entidades, não precisando ser uma conotação política.
Atualmente, no feriado de 07 de setembro, as escolas promovem desfiles pelas ruas da cidade, enquanto os alunos cantam os hinos da Independência e do Brasil. As forças militares brasileiras, (marinha, exército e aeronáutica) também fazem apresentações especiais ao público em homenagem a esta data. O desfile mais solene acontece em Brasília onde participa o presidente da República e seus convidados.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + dezoito =

On Key

Related Posts

Dicas de Segurança

Sempre que deixamos nossa residência, empresa, depósito, comércio, ficamos na dúvida se o local está seguro de invasões, roubos e outros delitos. A primeira dica

Novembro Azul

          O tipo de câncer mais comum entre os homens é o Câncer da próstata, onde 28,6% da população masculina, que

Setembro Amarelo.

Se você passa algum tempo nas redes sociais, provavelmente já deve ter lido algo sobre “setembro amarelo”, mas, como muita gente, pode estar se perguntando