VIZINHANÇA SOLIDÁRIA

Você já ouviu falar em Vizinhança Solidária? Hoje vou te apresentar esse programa que é um método de segurança eficiente, que não custa nada e vai agregar muito mais confiabilidade quando não estiver presente em sua casa.

A vizinhança solidária e/ou colaborativa nada mais é do que ações primárias que buscam ajudar na segurança pública, colaborar com os policiais e vigilantes da região e incentivar a população local a prevenir delitos através de medidas simples adotadas por ela.
Nas grandes cidades é predominante a intolerância social entre vizinhos e moradores do mesmo bairro, para resgatar a sensação de segurança na região é preciso aproximar cada vez mais os moradores uns dos outros.
A prevenção primária é importante, porque é o primeiro passo para o combate à criminalidade. As ações da polícia são orientadas através da percepção das causas e efeitos do crime, conhecidas e sentidas diretamente pelos cidadãos.
O programa pode ser implantado em um estabelecimento que tenha o Certificado de Análise de Risco de Vulnerabilidade ou em ruas ou regiões determinadas pelos voluntários do programa. As ações ou iniciativas não devem ser feitas isoladamente, lembrando que a força contra o crime está na união coordenada entre o povo e a polícia.
O proprietário não tem qualquer custo, além dos investimentos para diminuir a vulnerabilidade do próprio estabelecimento, como alarmes monitorados, câmeras de vigilância, rondas e placas de segurança no bairro, que são muitíssimo importantes.
Para participar do programa Vizinhança Solidária, o cidadão tem que ir até o Conselho Comunitário de Segurança do local ou a Companhia de Polícia Militar mais próxima e preencher o requerimento de análise de vulnerabilidade.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − catorze =

On Key

Related Posts

Dicas de Segurança

Sempre que deixamos nossa residência, empresa, depósito, comércio, ficamos na dúvida se o local está seguro de invasões, roubos e outros delitos. A primeira dica

Novembro Azul

          O tipo de câncer mais comum entre os homens é o Câncer da próstata, onde 28,6% da população masculina, que

Setembro Amarelo.

Se você passa algum tempo nas redes sociais, provavelmente já deve ter lido algo sobre “setembro amarelo”, mas, como muita gente, pode estar se perguntando